O quanto é importante o poder do processo educacional afetivo?

O processo educacional afetivo propõe um aprendizado humanizado nas instituições de ensino, de maneira mais acolhedora pelos docentes. O principal objetivo é
que seja uma relação o mais amigável e harmônica possível. O que beneficia em diversos pontos quais colocamos a seguir…
Dedicação do aluno de forma efetiva
Ao se envolver de forma emocional com o desenvolvimento das atividades e desenvolver laços afetivos, o aluno tende a se sentir mais motivado e com mais interesse. Assim há uma dedicação maior às tarefas e aos estudos de modo geral.
Criação da empatia
Quando direcionamos os ensinamentos para o âmbito afetivo, o pedagogo pratica uma conduta, um comportamento mais afetivo e mais empático. Entender as dores, carência de cada um compreende certas situações familiares, sociais e outros fatores que interferem no dinamismo na rotina com os estudos e consequentemente nos resultados de aprendizagem. Sendo assim o professor adota então meios mais adequados para formar cada estudante e ao mesmo tempo percebendo esse acolhimento especial, o estudante desenvolve de forma mais relevante a sua capacidade, e empatia. Algo extremamente importante para a formação da cidadania.
Desenvolvimento de vínculos sociais mais verdadeiros
O modelo de aprendizado afetivo propicia o processo de humanização nas relações interpessoais, colocando em prática logo nos momentos iniciais dentro da escola. É um ponto importante para a evolução e desenvolvimento de vínculos coletivos mais intenso, o que estimula ainda mais o valor das emoções nos relacionamentos interpessoais. Então o estudante fica propenso a desenvolver as habilidades socioemocionais que são de fato muito relevantes para sua evolução como pessoa.
